terça-feira, 6 de julho de 2010

Angiosperma

Angiospermas:

Diferenciado das outras classificações principalmente, pois possuem frutos. São chamadas fanerógamas, pois possuem sementes e é o grupo vegetal com maior número de espécies. Podem ser herbáceas (ervas), arbustivas (arbustos) ou lenhosas (árvores).

Vivem principalmente em terra, mas há casos de angiospermas em águas doces e mais raramente no mar.

Possuem a reprodução sexuada por alternância de gerações e seu órgão de reprodução é a flor.





FLOR:

Uma flor completa tem três elementos:
-Pedúnculo: haste que sustenta a flor unindo-a ao caule

-Receptáculo: porção dilatada do pedúnculo onde se inserem

-Verticilos florais, verticilos de proteção (cálices; conjunto de sépalas e corola; conjunto de pétalas, ambos gerados a partir de folhas verdes modificadas) e verticilos de reprodução (androceu órgão masculino formado por estames, todos os estames são formado de filete e antera, na antera estão os dois sacos que produzem os polens, os sacos polínicos, e o gineceu órgão feminino por um ou mais carpelos que é composto por ovário, estilete e estigma, estigma é a parte achatada que recebe o grão de pólen e o ovário é onde estão os óvulos que fecundarão).





REPRODUÇÃO:
- Polinização: É o transporte dos grãos-de-pólem da antera ao estigma do gineceu. A fecundação cruzada é a mais comum (de uma flor para a outra).
Os processos de polinização são:
* Anemofilia: Realizada pelo vento.
* Ornitofilia: Realizada pelos pássaros. As corolas são coloridas, nectárias e glândulas odoríferas;
* Entomofilia: Realizada pelos insetos. Apresenta as mesmas adaptações da Ornitofilia;





FECUNDAÇÃO:

Ao atingir o estigma de uma flor de sua espécie, pólen absorve água, a exina rompe-se e a intina alonga-se, formando o tubo polínico. Penetrando o estilete, o tubo polínico cresce em direção à micrópila de um dos óvulos da flor. Aí chegando, as duas células espermáticas (n) penetram o óvulo. Uma delas fecunda oosfera e origina o zigoto (2n) e, daí o embrião. A outra se funde nos dois núcleos polares e forma uma célula triplóide (3n), que se divide inúmeras vezes por mitoses e origina o endosperma. Como as células espermáticas fundem-se, uma com a oosfera e outra com os dois núcleos polares, as angiospermas apresentam dupla fecundação. Após isso, antípodas e sinérgides degeneram. Em seguida, pétalas, estilete, e estigma caem e outras transformações levam à formação de fruto e semente.





FRUTO:

O fruto é o ovário desenvolvido após a fecundação e tem também como função proteger o fruto. É chamado pericarpo e tem três partes:
Epicarpo: casca do furto originado pela epiderme externa do ovário (casca).
Mesocarpo: a parte do meio do fruto, a polpa.
Endocarpo: a parte mais interior originada pela epiderme interna do ovário.

E fruto se divide por varias características os principais grupos são:

-Frutos carnosos: com acumulo de substâncias para reserva e é suculento.
Baga: com sementes livres, por exemplo: laranja, limão, abóbora, uva, etc.






-Drupa: com semente aderida ao endocarpo duro (caroço), por exemplo: pêssego, ameixa, azeitona, etc.




-Frutos secos: não acumula substancias. Ex: noz.





-Frutos partenocárpicos: ovário desenvolve-se sem ser fecundado. Ex: banana.




-Pseudofruto: resultado do desenvolvimento de outras partes da flor que não o ovário ou de mais flores unidas. Ex: abacaxi.





SEMENTE:

A semente nutre e protege o embrião, e auxilia na dispersão. É resultado da união dos gametas masculinos e femininos e dos tecidos do ovulo. É composta por tegumento, conjunto de duas paredes que envolve o endosperma e o embrião; endosperma, é triplóide(3n), acumula substância reserva e é formada por fecundação de dois núcleos polares e o embrião é constituída de radícula(origina a raiz), caulículo(forma caule e folhas) e cotilédone(primeira folha e absorve o endosperma transferindo-o para o embrião).
-Germinação: é a transformação da semente em plântula. Ocorre a quando a planta é embebida de água, o embrião começa a usar as substâncias de reservas e a radícula incha, rompendo a testa, e cresce. E só termina quando aparece a primeira folha.











Alunos : Danielli Zocoloto , Guybson Lucas, Jerônimo Machado, Tarso Cruz


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Angiosperma
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/angiosperma/angiosperma-1.php
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/angiospermas.php
Biologia integrada, Cheida, Luiz Eduardo
Biologia , Linhares, Sérgio ; Gewandsznajder
Google imagens.

Um comentário: