segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pteridófitas

Ao longo da historia evolutiva da terra os pteridófitos foram os primeiros vegetais a apresentar um sistema de vasos condutores de nutrientes. Isso possibilitou um transporte mais rápido de agua pelo corpo vegetal e favoreceu o surgimento de plantas de porte elevado. Alem disso, os vasos condutores representam uma das aquisições que contribuíram para a adaptação destas plantas a ambientes terrestres. O corpo dos pteridófitos possui raiz, caule e folha.





O caule dos atuais pteridófitos é em geral subterrâneo, com desenvolvimento horizontal. Mas, em alguns pteridófitos, como os xaxins, o caule é aéreo. Em geral, cada folha dessas plantas divide-se em muitas partes menores chamadas folíolos.A maioria dos pteridófitos é terrestre e, como as briófitas, vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.Da mesma maneira que as briófitas, os pteridófitos se reproduzem num ciclo que apresenta uma fase sexuada e outra assexuada.


Para descrever a reprodução nos pteridófitos, vamos tomar como exemplo uma samambaia comumente cultivada. A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada esporófito.Em certas épocas, na superfície inferior das folhas das samambaias formam-se pontinhos escuros chamados soros. O surgimento dos soros indica que as samambaias estão em época de reprodução - em cada soro são produzidos inúmeros esporos. Quando os esporos amadurecem, os soros se abrem.

Então os esporos caem no solo úmido; cada esporo pode germinar e originar um protalo, aquela plantinha em forma de coração mostrada no esquema abaixo. O protalo é uma planta sexuada,produtora de gametas e representa a fase chamada de gametófito.


O protalo das samambaias contém estruturas onde se formam anterozóides e oosferas. No interior do protalo existe água em quantidade suficiente para que o anterozóide se desloque em meio líquido e "nade" em direção à oosfera, fecundado-a. Surge então o zigoto, que se desenvolve e forma o embrião. O embrião, por sua vez, se desenvolve e forma uma nova samambaia, isto é, um novo esporófito. Quando adulta, as samambaias formam soros, iniciando novo ciclo de reprodução.

Nestas plantas destacam-se duas divisões:


Pterophyta – Reúne as filicíneas, como as samambaias e as avencas, que vivem em ambiente úmido. Há também epífitas, que vivem sobre o tronco de árvores e arbustos, e outras aquáticas, como a Marsilea e Salvinia. Os fetos arborescentes, como a samambaiaçu, da qual se retira o xaxim usado como vaso para plantas, possuem caules aéreos, que podem atingir vários metros de altura.

Lycophyta – Na qual estão as licófitas ou licordíneas, atualmente representadas pela Selaginella e pelo Lycopodium.



Ciclo Reprodutivo das Pteridófitas:




Exemplos de Pteridófitas:



1


2

3

4







5






Legenda:
1. Samambaia



2. Cavalinha



3. Avenca



4. Xaxim


5. Lycophyta


CICLO DE VIDA:
As pteridófitas tem o ciclo de vida do tipo haplodiplobionte, com alteração de gerações ou metangênese.
A fase esporofítica é predominante no ciclo de vida, dependendo do gametófito, apenas no início de seu desenvolvimento. A fase gametofítica, também chamada de protalo é de vida curta sendo monóica ou hermafrodita.
Nos vegetais com alternância de gerações, a fase esporofítica produz esporos por meiose, e a fase gametofítica produz gametas por mitose.

IMPORTÂNCIA DAS PTERIDÓFITAS:
- Ornamental: samambaias e avencas são cultivadas pela beleza e forma de suas folhas.
- O feto macho de algumas destas fornece um vermífugo, extaído do rizoma e utilizado no combate à teníase.
- Durante o carbonífero as pteridófitas dominavam grandes áreas, com espécies que chegavam a 30 ou 40 metros de altura. Estas com condições especiais transformaram-se em carvão mineral, utilizado atualmente como combustível.

Alunos: Michael, Gregory e Rafael.